A origem do Carnaval e 6 ideias para fantasias infantis

Na antiga Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e outro rito era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equinócio da primavera, período de comemoração do ano novo na região. O ritual ocorria no templo de Marduk, um dos primeiros deuses mesopotâmicos, onde o rei perdia seus emblemas de poder e era humilhado na frente da estátua de Marduk. 

Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. 
O que havia de comum nas duas festas e que está ligado ao carnaval era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao deus. 
Possivelmente a subversão de papeis sociais no carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e vice-versa, pode encontrar suas origens nessa tradição mesopotâmica. 
Talvez seja por isso que o povo brasileiro goste tanto do carnaval, pela possibilidade de subverter, assumindo outros papeis e esquecendo um pouco da vida cotidiana que é tão sofrida! 
E como a gente gosta do carnaval principalmente por ser uma folia que agrada as crianças, seguem algumas ideias divertidas de fantasia para o Carnaval.







Nenhum comentário: